Patagônia 2026 MuRiQui
- mansosdafloresta

- 4 de mai.
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de out.

Vale do Anfiteatro, base para as escaladas.
No início do verão de 2025/26 vamos oferecer nossa primeira experiência internacional. A ideia é caminhar pelas montanhas da Patagônia chilena.
Esse roteiro segue uma linha que a MuRiqui acredita. Buscamos uma trilha que sai do roteiro de turismo tradicional e massivo, sem perder nada de qualidade.
Cochamo - Valle La Junta
Faz parte do paso tradicionalmente usado pelos Arrieros (cavaleiros) que usavam essa passagem para fins comerciais, antes com transporte internacional de provisões e agora trabalham com turismo também. Mas não podemos esquecer que esse caminho já era usados pelos tehuelches ,povo nativo da região a uns 1200 anos atrás.

Arrieiro cruzando o Rio La Junta.
Nossa expedição vai ser de 7 dias no total e 5 dias na montanha. Montamos uma logística onde teremos muito tempo livre em cada camping para poder desfrutar de um descanso e/ou fazer trilhas, lagos, cachoeiras, geleiras e rios que cada local nos proporciona.

Escaladores conversando em volta da fogueira no bivak do Anfiteatro.
Uma equipe de arrieiros vão carregar nossa comida e barracas, e quando chegarmos nos campings tudo já vai estar sendo preparado. Portanto vamos caminhar leve e com tempo de desfrutar cada momento sem pressa.

Tequila, batedora dos Arrieros a 12 anos.
O verão é a melhor temporada para realizar essa expedição, normalmente conta com um bom clima e um friozinho perfeito para caminhar. A Patagônia chilena é muito úmida, devido a influências do oceano pacífico. Diversos momentos da travessias caminhamos por bosques milenares de Alerces, além disso, esses lugares contam com uma rica fauna onde certamente teremos bonitos encontros.

Nosso guia Diego contemplando um Alerce milenar.

Camping Vista Hermosa no vale La Junta, local do nosso primeiro camping.
Devemos lembrar que estamos muito ao sul. E isso muda muito todo o ambiente. O sol nasce as 06:30 e se põe as 21:30. E mesmo sendo verão faz bastante frio. Recomendamos estarem preparados para pegar abaixo de zero com bastante umidade, possibilidade de pegar chuva e de atividades noturnas que exigem o uso de lanternas.

Nosso guia local Hector admirando o Lago Chico.
Nosso ponto de encontro vai ser em Puerto Montt. Onde vamos nos reunir e viajar, de ônibus, até o nosso refúgio no pueblo de Cochamo. Nesse refúgio vamos nos organizar para, no dia seguinte, iniciar a nossa trilha. Serão 5 dias caminhando pelos Andes, no retorno temos mais um dia em Puerto Montt.
Está incluído na expedição:
Dois guias (um Muriqui + um local)
Um guia auxiliar (chef)
Transporte no Chile
Estadia no Chile
Alimentação durante o paso; café e janta.
(a comida de trilha é por conta de cada um.)
Arrieros carregadores
Valor total: 3000rs
(Obs: As reservas precisam ser feitas antes de dezembro2025)
Se você está interessado, entre em nosso grupo de WhatsApp:
Não está incluído na expedição:
Transporte até o Chile e de retorno ao Brasil
Alimentação nas cidades/pueblos
Aluguel de equipamentos (barracas, sacos, mochilas lanterna, bastão, bota, casacos)
Cronograma:
(A expedição será em Janeiro, previsão para segunda semana. Estamos planejando o melhor dia com os clientes interessados )
Dia 1
Encontro Puerto Montt

Mercado popular de Puerto Montt.
Dia 2
La Junta

Dia 3
Anfiteatro

La Junta.
Dia 4
Laguna Trinidad

Dia 5
Glacial La Paloma + Toboganes

Dia 6
Descanso + Rock Island

Dia 7
Retorno Puerto Montt





Comentários